24.7 C
São Paulo
terça-feira, 5 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Pets São Bernardo do Campo

São Bernardo inova no cuidado humanizado com visita de pet no Hospital Anchieta

Paciente recebeu a visita de seu próprio animal de estimação durante tratamento de hemodiálise nas dependências da unidade

Como forma de ampliar a humanização dos atendimentos, o Hospital Anchieta de São Bernardo realizou nesta semana a primeira visita de um bichinho de estimação de paciente internado na unidade. O tutor Constantino da Silva, internado no hospital para tratamento de hemodiálise há quase dois meses, recebeu a visita de seu cachorro Bily, de dois anos. O equipamento municipal já recebe mensalmente a ONG Alquimia do Amor, que realiza a pet terapia, porém, com cães treinado.

De acordo com a diretora técnica do Hospital Anchieta, Dra Monica Carneiro, esta foi a primeira vez em que um paciente recebe a visita do próprio animal de estimação, mas a ideia é que outros pacientes possam usufruir deste benefício daqui para frente.

“Estamos aprimorando os protocolos de segurança para que outros internados possam receber a visita de seus pets e ter um momento de qualidade em família. Isso estimula o bem-estar do paciente, é muito benéfico no tratamento como um todo, e faz parte do trabalho humanizado que vem sendo desenvolvido na nossa rede hospitalar”, relatou.

Para a visita do Bily, o hospital solicitou a carteira de vacinação e a higienização prévia para o contato com o paciente. A esposa Amparo da Silva e o irmão João Batista Soares Campelo, trouxeram o cachorrinho para o passeio e o reencontro foi emocionante. O cachorro não deixou o colo do tutor durante todo o tempo que passaram juntos. “Estava com muita saudade dele, dormíamos juntos todas as noites. Estou muito feliz que a equipe tenha acolhido o meu pedido em ter essa visita”, declarou Constantino.

TRATAMENTO REFERÊNCIA – Todo o tratamento oncológico ofertado pela Prefeitura é realizado no Hospital Anchieta, que foi reaberto pela Administração chefiada pelo prefeito Orlando Morando em 2020. Durante a pandemia, o equipamento de saúde atuou no atendimento de pacientes com a Covid-19, e, em 2022, retomou sua vocação oncológica. A unidade recebeu o primeiro aparelho de radioterapia pública municipal da região do Grande ABC. O município oferta em média 800 consultas oncológicas mensais, 700 sessões de quimioterapia e outras 500 de radioterapia.

Artigos Relacionados

Campanha Páscoa Solidária de São Bernardo arrecada caixas de chocolates

Juliana Bontorim

Experiência ‘jurássica’ chega à região com aventura para toda família

Juliana Bontorim

Grande ABC decide flexibilizar uso de máscaras

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error