22.5 C
São Paulo
terça-feira, 5 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Santo André

Vem Maria completa 25 anos de atuação em Santo André

O Vem Maria, serviço de acolhimento, acompanhamento social e atendimento psicossocial a mulheres vítimas de violência em Santo André, completou 25 anos em 25/04. Data  teve celebração com roda de conversa, sarau cultural e karaokê com as funcionárias e usuárias do serviço.
Trata-se de equipamento voltado tanto para mulheres cisgênero, quanto para transexuais e travestis. No centro de referência são ofertados atendimentos psicossociais (individual e em grupo), orientações sobre os direitos das mulheres, inserção social e de cidadania. Além disso, reuniões de rede para articulação e fortalecimento dos serviços. Também apresentações do Vem Maria, com palestras informativas e reflexivas em diversos locais da cidade, com o intuito de divulgar o serviço e orientar as mulheres a buscar ajuda quando necessário.
“Para nós é uma alegria muito grande ter um serviço que completa 25 anos no município, atendendo as mulheres em situação de violência, todos os tipos de violência, mas que é mais que um serviço na verdade, é um apoio pra que no momento de tanta dificuldade, muitas vezes de tanta dor, de tanto desespero, elas encontram um local onde possam ser acolhidas, atendidas, acompanhadas e, principalmente, sentir uma mão ajudando na superação dessa condição”. afirma o secretário de Assistência Social, Marcelo Delsir.

Acolhimento

Para Francine (nome fictício) o atendimento ajudou a superar as dificuldades e seguir em frente. “Quando cheguei ao Vem Maria, estava perdida e sozinha. Não sabia o que fazer, e não acreditava mais no futuro. Lá fui acolhida, respeitada, sempre bem recebida e tive todo o apoio que precisava. O Vem Maria me estendeu a mão e disse: você não está mais sozinha”, conta.
Para Cristina (nome fictício) o atendimento se tornou indispensável. “O Vem Maria se tornou um pilar para minha vida, pois através da instituição consegui adquirir orientação, auxílio em todos os sentidos além de apoio e eles também fornecem muito conhecimento em diversas áreas. As funcionárias também são super atenciosas e buscam solucionar meus problemas e dúvidas, principalmente ao me acolher e me ajudar a combater a violência de todas as formas e maneiras”.
A mulher vítima de violência doméstica pode procurar atendimento diretamente no Vem Maria, localizado na Alameda Gaspar Nogueira, 31, bairro Jardim, de segunda a sexta, das 8h às 18h. Também pode buscar orientação em um  Cras (Centros de Referência de Assistência Social) ou Creas (Centro de Referência Especializada em Assistência Social) da cidade. Além disso, na Delegacia da Mulher (Rua Laura, 452 – Centro) ou via WhatsApp. Dessa maneira, as munícipes podem mandar mensagens de texto ou áudio para o número 4992-2936. Atendimento ocorre de segunda a sexta, das 9h às 15h.

Da Redação
Fotos: Alex Cavanha e Eduardo Merlino

Artigos Relacionados

Aula inaugural atrai mais de 500 atletas no centro de lutas de São Caetano

Juliana Bontorim

‘Oficinas Culturais’ recebem inscrições para novos cursos e vagas remanescentes

Juliana Bontorim

Como será o “novo normal” nos clubes do Grande ABC?

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error